domingo, 8 de fevereiro de 2009

ENVIE SUA SUGESTÃO DE OFICINA.

Envie-nos sua sugestão de oficina que você gostaria que fosse realizada na escola, através do portas abertas!

Email: portasabertashg@gmail.com

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

LEONARDO BOFF DIZ QUE O PROGRAMA PORTAS ABERTAS É UMA EXPERIÊNCIA EXTRAORDINÁRIA

Leonardo Boff é um ícone no que se refere a educação de jovens e adultos e foi um dos principais conferencistas do fórum mundial da educação

Entrevista completa aqui.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

MOVIMENTOS INICIAIS

PORTAS ABERTAS EM AÇÃO





O ano novo começou movimentado na escola, o primeiro final de semana de oficinas do portas abertas foi realizada com grande sucesso, apesar do pouco tempo de divulgação. A oficina de introdução a informática foi a mais procurada e teve que fechar com 150 pessoas inscritas. A abertura foi realizada pelo diretor da escola, Edson Mota, que agradeceu a participação da comunidade, ressaltando que no início de março novas oficinas serão realizadas, e que os interessados em ensinar alguma oficina devem se cadastrar junto ao conselho escolar.

sábado, 24 de janeiro de 2009

PRIMEIRAS OFICINAS DO "PORTAS ABERTAS" NA ESCOLA HELENA GUILHON

A Escola Dona Helena Guilhon estará de portas abertas este ano para as comunidades e disponibilizará seu espaço, aos finais de semanas, para pequenos cursos e oficinas que serão ministradas pelos "oficineiros", pessoas da comunidade que receberão uma pequena ajuda de custo de 5 reais por hora-aula. Trata-se do Programa Portas Abertas, projeto de iniciativa do governo do Estado para atingir vários objetivos, dentre eles: envolver mais escola e comunidade, dar uma opção de lazer e aprendizagem a vários segmentos etários, como idosos, jovens e crianças, ou seja, abrir não apenas as portas no sentido físico, mas as da convivência e da participação para a construção da coletividade.Confira as primeiras oficinas que iniciarão o programa na escola:
Informática Básica.
Crochê
Práticas esportivas.
Iniciação ao teatro.
Arte em decor.
Pintura em vinil.
Confecções em garrafas "pet".
Capoeira.
Dança de Salão.
Duração: dois meses (Janeiro e Fevereiro).
Dias: Sábados - 08 às 12 h. (Manhã) / 14 às 17 h (Tarde). Domingos- 08 às 12 h. (Manhã).
Data de início: 10/01/2009.
Incrições: pela manhã e tarde dos dias 07, 08 e 09/2009, na Escola.
Mais informações, falar com Prof. Augusto Daniel.
Envie sua sugestão de oficina ou dúvidas para o blog da escola: donahelenaguilhon@gmail.com

PROJETO PORTAS ABERTAS

Aconteceu ontem (29/12/2008), às 19:30h, , a primeira reunião do programa Escola de Portas Abertas. Na reunião, o Prof. Augusto Daniel dirimiu todas as dúvidas dos primeiros oficineiros do programa (lideranças da comunidade) sobre diversos assuntos relativos ao programa, dentre os pontos discutidos, destacaram-se:

- A divulgação do programa e o conteúdo das primeiras oficinas.

- O plano de trabalho, com suas respectivas culminâncias.

- Relatórios e registro das atividades desenvolvidas.

Essa foi a reta final para pôr em execução as oficinas, que se realizarão aos sábados e domingos, com data de início previstos para o dia 10/01/2009.


Detalhes do Programa

PROGRAMA ESTADUAL ESCOLA DE PORTAS ABERTAS
I- APRESENTAÇÃO:
O Programa Escola de Portas Abertas visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida e exercício efetivo da cidadania da comunidade intra e extra-escolar, através de atividades de educação, lazer, cultura, esporte, educação ambiental, saúde, educação para o trabalho, direitos humanos e diversidade, ética e cidadania. O Programa Estadual Escola de Portas Abertas inspira-se e tem como parceiro o Programa do
Governo Federal Escola Aberta SECAD/MEC. O Escola de Portas Abertas propõe uma mudança de sentido na vida escolar da rede pública estadual. A escola dinamizará sua função, nos finais de semana, criando espaços para a comunidade participar de processos de socialização sociocultural, utilizando a infra-estrutura física, os recursos tecnológicos e bibliográficos existentes, mobilizando pessoal qualificado e com compromisso social, por meio dos profissionais da educação e outras áreas, voluntariado e parcerias com demais órgãos governamentais, judiciários e legislativos e com os diversos segmentos da sociedade civil, com associações de bairro, empresas, sindicatos, cooperativas e universidades, unidos em promover o sucesso escolar, inclusão social e cidadania efetiva de crianças, jovens, adultos e idosos


II-DIRETRIZES :
O governo do Estado do Pará através da Secretaria de Estado da Educação , buscando efetivar os princípios educacionais defendidos no programa de governo: Educação como Direito Universal Básico e Bem Social Público; Educação como condição de Emancipação e Cidadão como sujeito de direitos e compromisso social; Gestão cooperativa entre os entes federados e Participação Social como construção coletiva; Educação para o desenvolvimento humano sustentável e respeito às diversidades; se propõe a implementar como política pública de governo a ação prioritária de qualidade de vida em direitos sociais na dimensão educação de qualidade o “PROGRAMA ESCOLA DE PORTAS ABERTAS”.
O Programa Escola de Portas Abertas traz o sentido de um novo paradigma de fazer educação
pública na rede estadual, proporcionando uma participação cidadã substantiva da comunidade, possibilita efetivamente uma ampliação da base democrática de controle social sobre as ações da escola. Neste processo amplia-se e aprofunda-se a prática da democracia e constrói-se uma cidadania ativa. Portanto, impõe-se a urgente necessidade de colocar em ação as diretrizes do Plano Nacional de Educação, Lei nº10.172/2001, referentes ao ensino fundamental e ensino médio .
O desenvolvimento de uma pedagogia da participação cidadã, no Programa Escola de Portas Abertas, é condição para a ampliação e aprofundamento da democracia, para enraizá-la em todos os âmbitos da sociedade civil e do Estado.
O novo paradigma educacional da Escola de Portas Abertas considera os sujeitos da comunidade escolar e do bairro, como cidadãos ativos, capazes de participar de atitudes de solidariedade e práticas de cogestão, co-responsabilidade e resolução de problemas e construção de alternativas para o seu bairro, cidade, região e país.
Este Programa visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida, através de atividades de educação, lazer, cultura, esporte, educação ambiental, saúde, educação para o trabalho, direitos humanos, ética e cidadania.
Para o sucesso desse Programa a escola ampliará sua função, criando espaços para a comunidade, fortalecendo o Conselho Escolar em uma gestão democrática participativa, utilizando a infra-estrutura física, os recursos tecnológicos e bibliográficos existentes, mobilizando o pessoal qualificado por meio dos profissionais da educação, de voluntariado e de parcerias.



mais informações click aqui portas abertas



Desejamos sucesso a todos ! e um feliz ano novo! que em 2009 possamos realizar o que sonhamos para a educação!